Tendinite, tenossinovite, tendinopatia, tendinose.





























A tendinite é um processo inflamatório que acomete o tendão, enquanto a tenossinovite e um processo inflamatório da membrana que recobre o tendão.

A tendinose é uma síndrome clínica caracterizada por dor crônica e espessamento do tendão.

O termo tendinopatia é uma doença do tendão, um termo mais amplo e pode ser empregado para descrever lesões do tendão, sejam elas uma tendinose, tendinite, ruptura.

As causas das tendinopatias, tendinites, tenossinovites, tendinoses variam de causas mecânicas, esportivas e traumáticas até patologias clinicas como doenças reumáticas, doenças da tireóide.

Sintomas são desconforto, dores, dificuldade realizar movimentos, sensação de fraqueza e em casos agudos pode acorrer sinais inflamatórios como edema.

O diagnóstico é feito através de um exame clínico e físico associado a exame complementar: ultrassonografia ou ressonância magnética.

O tratamento dependerá do quadro clínico e pode ser conservador com  repouso das atividades manuais, órtese ou imobilizador, medicações analgésicas ou anti-inflamatórias, fisioterapia com alongamentos e fortalecimentos, osteopatia, acupuntura, kinesio Taping/bandagem.

Em casos específicos como doenças reumáticas, De Quervain ou dedo em gatilho, pode ser indicado o tratamento cirúrgico com tenólise/liberação tendínea associada ou não com sinovectomia.

Para mais informações, acesse o site.

Comentários