Hanseníase e o tratamento de terapia ocupacional





















Na reabilitação e tratamento especializado do paciente com Hanseníase com Terapeuta da Mão ou Terapeuta Ocupacional, o mesmo realiza um teste de sensibilidade com monofilamentos de Semmes Weinstein, teste de força muscular com dinamômetro e são verificadas deformidades articulares.

A avaliação de incapacidades dos membros superiores é de extrema importância para a monitoração do estado atual em que se encontram os pacientes, visando acompanhar a progressão da doença.

A Terapia Ocupacional disponibiliza de conhecimento e recursos terapêuticos que contribuem para a reintegração do paciente na sociedade e na redução das deformidades tão incapacitantes.

Os casos podem ser cirúrgicos ou não cirúrgicos.
Exemplos nas fotos acima.

Quando o paciente apresenta sequelas por não ter procurado tratamento médico e de reabilitação, as articulações ficam rígidas e as mãos não apresentam condições de realizar alguns tipos de preensões de objetos. 

O terapeuta ocupacional indica tecnologias assistivas, que são adaptações de utensílios de uso pessoal e domésticos, além de adaptações de calçados.

Aqui estão alguns exemplos




Procure um terapeuta ocupacional especializado.


Comentários