Curso: Psicomotricidade no Ambiente Escolar


Formação Continuada a Distância

80 horas

Autora e Professora:  Fátima Vasconcelos 

Inscrições Abertas – Início em 23 de Janeiro de 2013 



Para realizar a sua inscrição

Descrição e Objetivos

Este curso destina-se aos profissionais que atuam no ambiente escolar e propõe a apresentação dos conteúdos referentes ao campo de conhecimento da Psicomotricidade com vistas a instrumentalizar estes profissionais com recursos possam propiciar a ampliação da qualidade da relação professor-aluno na busca de uma possibilidade maior de sucesso escolar e principalmente uma melhora no estímulo ao desenvolvimento do aluno como um todo.

Público

Este curso destina-se aos profissionais de educação que intencionam conhecer o ambiente conceitual da Psicomotricidade para ampliar a qualidade de sua ação pedagógica: Psicólogos, psicopedagogos, educadores, pedagogos, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais, diretores de escola, estudantes de licenciaturas e pedagogia, professores de educação física e  demais profissionais interessados em aprimorar seus conhecimentos sobre o assunto. 

Conteúdo Programático – 80 horas

Módulo 01
Origem e conceitos.
Psicomotricidade: origem e percurso de evolução, conceito, áreas de atuação, características da prática, objetivos, abordagens, formação do psicomotricista.

Módulo 02
Aspectos psicomotores.Aspectos psicomotores: coordenação motora ampla, coordenação motora fina, equilíbrio, lateralidade, esquema corporal, imagem corporal, noção espacial, noção temporal. Funções psicomotoras: tônus muscular, ritmicidade, postura. Relação dos aspectos psicomotores com a aprendizagem.

Módulo 03
Desenvolvimento humano.
Desenvolvimento humano: desenvolvimento psicomotor, desenvolvimento infantil, desenvolvimento motor, desenvolvimento cognitivo, desenvolvimento emocional, desenvolvimento da linguagem. Perspectivas do desenvolvimento.

Módulo 04
Abordagens psicomotoras.
Psicomotricidade relacional, psicocinética, Brincar na construção do desenvolvimento da criança. Infância no ambiente psicomotor. Avaliação psicomotora.

Módulo 05 
Bases neurológicas da Psicomotricidade.
Fundamentos neurofisiológicos do desenvolvimento psicomotor, conceitos anatomo-fisiológicos da motricidade, da emoção, da aprendizagem, da cognição. Sistemas sensoriais e perceptivos.


Autoria - Coordenação e Tutoria

Fátima Vasconcelos
Educadora e Psicomotricista, especialista em Neurociências. Mestre em educação. Membro titular da Associação Brasileira de Psicomotricidade. Docente do curso de Psicopedagogia Latu Sensu da Universidade Souza Marques. Psicomotricista do Colégio Cruzeiro. Docente do Governo do Estado do Rio de Janeiro.  http://lattes.cnpq.br/7172549460462720

Carga Horária e Horário do curso

A carga horária estimada para esse curso é de 80 horas/aula, divididas entre estudos e interação online e pesquisas off-line.
O horário de estudos é estabelecido pelo próprio participante, de acordo com sua disponibilidade.

Diferenciais

- Tutoriais de estudo - Haverá  fóruns para debates e  fóruns avaliativos a cada módulo.  
- Alguns chats serão marcados pela professora para troca de experiências e relacionados aos conteúdos estudados.  Recomendamos sua frequência e participação.

Suporte Técnico
Disponibilizamos um suporte técnico por e-mail, telefone, skype e  dentro do curso no “plantão tira-dúvidas” para auxiliar os inscritos na navegação.
Todos os inscritos terão acesso ao vídeo do Manual do Aluno, de fácil entendimento, para conhecer  e utilizar todas as ferramentas disponíveis na plataforma de ensino a distância da GPEC Forma EAD.

Requisitos Necessários para se estudar a distância
Ter certa disciplina e motivação (essenciais para estudar a distância).
Computador com acesso a internet. É necessário ao inscrito saber navegar pela internet, fazer download de arquivos e enviar e-mail. Temos também fóruns de discussão e chats  dentro do curso onde estas ferramentas serão muito utilizadas.
Não há encontros presenciais, assim o curso permite que todos estudem em seus dias e horários mais convenientes.

Avaliação e Certificação
O curso possui uma série de atividades avaliativas propostas como:
1.     Realização de atividades interativas de acompanhamento;
2.     Reflexão das leituras complementares e vídeos indicados;
3.     Atividades de auto-avaliação da unidade didática;
4.     Participação nas listas e no fórum de discussão (A avaliação dessa participação será feita em função do conteúdo e da relevância das mensagens).

O resultado das avaliações será expresso em porcentagem, em escala de 0 a 100%. Os alunos que conquistarem 75% das metas do curso, obterão a certificação. Todas as atividades serão realizadas on-line.
Após conquistar 75% das metas do curso, o participante receberá por e-mail seu certificado digital, registrado internamente pela GPEC e enviado por e-mail. O participante poderá imprimir seu certificado na sua própria impressora. Neste certificado constará: nome do curso, nome do participante, carga horária, assinatura digitalizada do(a) professor(a) do curso, dados da instituição GPEC (CNPJ, endereço), e o código de registro do certificado.
Caso o participante queira solicitar um certificado impresso, este será enviado por correio, mediante pagamento de uma taxa de impressão e postagem. Este certificado será impresso em papel especial, terá todos os itens do certificado digital acima citados e mais outros itens como: conteúdo programático, carimbo da empresa, selo da ABED e selo de autenticidade.

Os cursos online oferecidos pela Gpec  estão classificados como cursos livres deatualização, aprimoramento, qualificação profissional e pessoal sob a perspectiva deEducação Continuada.

Os certificados tem validade para fins curriculares e em provas de títulos, respeitando a carga horária descrita.

Valor
 Este curso possui um investimento total de R$ 100,00 (Cem Reais)

Formas de Inscrição e Pagamento

Temos três opções de inscrição e pagamento:
1- Parcelado no cartão de crédito  (Cartão VISA - MASTER, Dinners, Hipercard, Aura e American Express) 
2- À vista através de pagamento on-line ou Boleto Bancário 
 O pagamento é realizado através do PagSeguro, que aceita cartões de crédito, débito automático em conta ou boleto bancário. Esse tipo de pagamento é totalmente seguro, garantido pela UOL.
 Para se inscrever, acesse nosso site: www.gpeconline.com.br e localize o curso em nossa página.
 Você encontrará um banner do Pag Seguro. Clique no banner : Pagar com Pag Seguro .Abrirá uma janela de formulário.

Após digitar o Cep, clique em ok, pois automaticamente aparecerá o seu endereço e as opções de pagamento para realizar a sua inscrição.
A sua inscrição será efetivada e as instruções de acesso enviadas por e-mail, após a confirmação de pagamento.
 Os seus dados serão mantidos em sigilo absoluto e não ficarão à disposição da nossa empresa, apenas da PagSeguro.
O pagamento realizado pelo PagSeguro é rápido, simples e super-seguro. Assim que efetuar o pagamento você receberá o comprovante da ordem de serviço por e-mail.
3 - Envio por e-mail de Boleto Bancário da Caixa Econômica em até duas vezes sem juros com seus dados para pagamento  (para esta opção, você deverá enviar por e-mail: Nome completo, Endereço completo com CEP).

Este boleto permite efetuar o pagamento em qualquer agência bancária  e em casas lotéricas.
Qualquer dúvida ou maiores esclarecimentos, envie um e-mail para: gpec@gpeconline.com.br 

Atenciosamente 
Equipe GPEC
“ Pouco a pouco.....transformando a educação”
GPEC FORMA  - GRUPO DE PRODUÇÃO EM EDUCAÇÃO & CULTURA LTDA
Tel. 11 - 3782-0635
São Paulo - SP



Comentários

  1. Olá gostaria de saber se vai abrir mais turma para o curso, pois não consigo entrar no site.
    Meu e-mail é p.maia.oliveira@bol.com.br, aguardo resposta.

    ResponderExcluir

Postar um comentário