Prevenção do Alzheimer: Estimular o Cérebro!


estudo publicado na revista New England Journal of Medicine concluiu que a participação em atividades de lazer levou a uma menor incidência de todos os tipos de demência, incluindo Alzheimer. Para este estudo, as atividades de lazer foram ler, escrever por prazer, jogar jogos de tabuleiro ou cartão, tocar instrumentos musicais e participar de discussões em grupo. Aqueles que participaram deste tipo de atividade um dia por semana tiveram uma redução de 7% no risco de demência. O risco foi reduzido com o aumento da atividade para 63% para as pessoas que participaram 11 vezes por semana.
O Estudo é parte de um crescente corpo de evidências de que o treino do cérebro melhora o seu  funcionamento, da mesma forma que o exercício físico vai melhorar o funcionamento muscular e cardiovascular. A perda de memória, um dos mais conhecidos e temidos sinais de envelhecimento, pode ser revertida ou pelo menos retardada por realizar atividades como tocar um instrumento musical, realizar palavras cruzadas e enigmas de Sudoku, jogo de xadrez, e outra usada para “malhar” o nosso cérebro.
A conexão entre  a exigência mental e a redução de casos de demência não está provada, mas há uma boa quantidade de evidências indiretas e inferenciais de que este é realmente o caso. Por exemplo, os níveis mais elevados de educação e ocupações intelectualmente mais exigentes correspondem a níveis mais baixos de demência.
Mesmo se você não for para a faculdade ou a sua ocupação não foi tão exigente intelectualmente, não se desespere. Não é o nível de educação ou a ocupação em si que é responsável pela saúde do cérebro. Você poderia ter abandonado a escola e trabalhado 45 anos cavando valas, mas passou todo o seu tempo livre em museus e dedicado a leitura e de qualquer outra forma expandindo o seu intelecto, e estar tão bem quanto um professor universitário ou um advogado. Talvez até melhor porque cavar valas é um exercício físico e que conta para um monte para a saúde cognitiva!!!
E se você não tiver feito as coisas que mantêm seu cérebro afiado, comece agora. Uma indústria está crescendo em torno do medo do envelhecimento e da “epidemia” de Alzheimer. Inspirado por descobertas como estas acima, várias empresas, incluindo Nintendo, está no mercado com aparelhos projetados para exercitar a nossa massa cinzenta. Mas você não precisa gastar muito dinheiro com gadgets ou softwares. Um livro, um quebra-cabeças, uma discussão interessante, um livro instigante essas coisas também beneficiar o seu cérebro.
Retirado do site

Comentários