AVC: Atendimento rápido é fundamental para evitar sequelas graves


Você sabe quais são os primeiros sinais de alguém está sofrendo um Acidente Vascular Cerebral (AVC), mais conhecido como derrame? Ochefe do serviço de Neurologia do Grupo Hospitalar Conceição, ligadoMinistério da Saúde, Rodrigo Targa, explica que os primeiros sinais de um derrame são a dificuldade da pessoa movimentar um lado do corpo.
Ela fica enfraquecida e sem coordenação e perde a sensibilidade no rosto, braço ou perna. Quem está tendo um derrame sente dificuldade de falar e entender o que se fala. A pessoa também perde a visão e o equilíbrio e tem dor de cabeça bem forte.
Rodrigo Targa diz que nesses casos o socorro rápido é fundamental para salvar a vida da pessoa e evitar sequelas graves: “A recomendação mundial é que em menos tempo possível se contate com um sistema de emergência, tipo o SAMU mesmo porque eles têm não só a capacidade de intervir no caso, como já fazer a pré-triagem, já fazer a pré-avaliação. A intervenção mais cedo beneficia o paciente a medida que passa o tempo essa intervenção passa a ser menos efetiva a chegar um ponto que ela não é efetiva.”
O músico Diones Aguiar teve um AVC quando estava com 32 anos e graças ao atendimento rápido não ficou com sequelas: “Eu estava no banheiro tomando banho, aí eu senti os cliques na cabeça, aqueles cliques que são explosões na cabeça das veias dos vasos se rompendo aí eu senti muita dor e a dor irradiou e foi aí para nuca. Começou a endurecer o pescoço como se eu estivesse com torcicolo, não mexia mais o pescoço de tamanha dor. Quando eu cheguei ao hospital o médico já olhou para mim e falou isso é AVC e já mandou preparar a UTI. Hoje eu estou sem sequela nenhum por conta desse atendimento rápido mesmo”, relata.
Existem dois tipos principais de derrame. O primeiro é o isquêmico, provocado pelo bloqueio de uma artéria, o que impede o sangue atingir partes do cérebro. O segundo tipo é o AVC hemorrágico, provocado pela ruptura de um vaso sanguíneo, que leva ao derrame de sangue dentro do cérebro.
Veja na íntegra neste link.

Comentários