Ácido fólico pré e durante a gestação previne malformações no bebê


              A gravidez exige uma série de cuidados na vida da mulher. Muitos deles devem ser tomados antes mesmo da concepção, durante o planejamento da gravidez. Para evitar malformações no feto, médicos recomendam a ingestão de ácido fólico, vitamina hidrossolúvel do complexo B, importante para a formação do tubo neural do feto.
              “O ácido fólico participa da bipartição dos cromosomos. Ele é importante para que não ocorra o que nós chamamos de Defeitos do Tubo Neural, conhecido como DTN. É a única prevenção contra esse problema”, explica o ginecologista e chefe do Serviço de Mastologia do Hospital Federal do Andaraí, vinculado ao Ministério da Saúde, Luiz Augusto Santana.
                 O tubo neural do feto começa a se fechar no primeiro mês de gestação. Ele é o sistema nervoso inicial do feto, que formará o cérebro e a medula espinhal do bebê. A deficiência do ácido fólico pode prejudicar o desenvolvimento do tubo neural, causando males como a anencefalia, levando à morte do bebê poucos dias após o nascimento.

             O ginecologista lembra que a prevenção deve ser feita com antecedência. “Como a mulher ainda não sabe em quanto tempo vai acontecer a gravidez, o recomendado é começar a tomar com 3 ou 4 meses antes desse planejamento”. E depois da confirmação da gravidez, a prevenção deve continuar. “Ela deve manter a medicação durante o período de embriogênese, que vai até o terceiro mês da gravidez”, acrescenta Luiz Augusto Santana.
               Apesar do ácido fólico estar presente em diversos alimentos, a quantidade não é suficiente para fazer essa prevenção. “O ideal é que a mulher comece a ingeri-lo de forma medicamentosa. Recomendamos a ingestão de um comprimido de 5 miligramas por dia”, orienta Luiz Augusto Santana. O medicamento é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) assim como o sulfato ferroso, essencial para prevenir a anemia durante a gravidez.

                  O ácido fólico não engorda, previne contra a anemia, assim como o sulfato ferroso, e auxilia o funcionamento do sistema vascular. Verduras de folhas verdes, castanhas, grãos integrais, feijão, tomate e cogumelos são considerados boas fontes de ácido fólico. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), vinculada ao Ministério da Saúde, determinou em 2002 que as farinhas de trigo e de milho vendidas no país também sejam enriquecidas com ferro e ácido fólico.
Matéria na íntegra no link

Comentários