Sejam bem vindo ao Blog Terapia Ocupacional de São José do Rio Preto - SP.

Pryscilla Mychelle da Silva Paula
Terapeuta Ocupacional e Terapeuta da Mão

Contato

Minha foto
São José do Rio Preto, SP, Brazil
Consultório de Terapia Ocupacional / Terapia da Mão (17) 3033-2430 / (17) 99716-8201 - Georgina Business Park - Rua Benedito Rodrigues Lisboa, n° 2675, bairro Jd Vivendas - São José do Rio Preto - SP / pryscilla@gmail.com

terça-feira, 8 de maio de 2012

Curso LOTCA - D

“Curso Preparatório para Administração da Bateria Loewenstein de Avaliação Cognitiva Dinâmica para Terapeutas Ocupacionais”

                                                       LOTCA-D 

A Bateria Dinâmica de Avaliação Cognitiva Loewenstein – LOTCA-D foi desenvolvida pela equipe clínica do Loewenstein Rehabilitation Hospital, em Israel, e se destina a fornecer ao profissional de Terapia Ocupacional informações iniciais sobre habilidades cognitivas básicas necessárias para o desempenho das atividades cotidianas, para que sirvam como base para o planejamento das intervenções de Terapia Ocupacional.
A LOTCA vem sendo amplamente estudada em todo o mundo e, recentemente, em pesquisa ainda não publicada, foi desenvolvida uma nova bateria – LOTCA-D (versão dinâmica) - que possibilita o terapeuta além de obter, informações sobre o status cognitivo de base do cliente, compreender as estratégias de processamento de informações subjacentes, permitindo que ele possa identificar qual o tipo de informação é essencial para que aquele indivíduo consiga completar a tarefa desejada.
Dessa maneira, o grande diferencial e mérito dessa nova bateria residem no seu potencial de não avaliar apenas a condição do cliente no “aqui e agora”, mas em orientar o raciocínio terapêutico durante o processo de avaliação, para que o terapeuta identifique quais serão as estratégias de intervenção mais apropriadas, e tenha uma estimativa do potencial de recuperação da função e da receptividade desse cliente às instruções dadas.
Acreditamos que a disponibilidade desta ferramenta de avaliação, auxiliará tanto os profissionais brasileiros que atuam na clínica, como os que fazem pesquisa, procurando avaliar a eficácia e eficiência de procedimentos, técnicas e estratégias da terapêutica ocupacional.
Ministrante: Beatriz Bittencourt Granjo Schlecht: Especialista no Método Neuroevalutivo Bobath; Básico e Hemiplegia no Adulto. Especialista em Neuropsicologia pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, 2001.
Mestre em Neurociência pelo Departamento de Psicobiologia da UNIFESP/Escola Paulista de Medicina.

Objetivo:

Oferecer ao aluno: (l) background teórico básico para aplicação da bateria, (2) instruções para sua aplicação, e (3) oportunidade para através da observação e prática aprender a utilizá-la.

Programa Básico:
·         Introdução ao uso de instrumentos padronizados
·         Apresentação da Bateria LOTCA
·         Princípios da Avaliação dinâmica baseada na Abordagem Interativa Dinâmica de Terapia Ocupacional (Toglia)
·         Composição da bateria:
o   Funções cognitivas avaliadas
o   Testes específicos
·         Observação de duas aplicações da bateria e discussão.
·         Estudo e prática em grupo.  

Valor: R$400,00 que pode ser parcelado em duas vezes de R$200,00
Data: 19 e 20 de maio de 2012
Horário: das 9h às 17h
Número de vagas: 20

Local: Espaço Viver com Arte Campo Belo - São Paulo – SP (endereço no ato da inscrição)

Informações e inscrições:  Email: espacovivercomarte@uol.com.br

Tel: (11) 55331029/ 99902630 (com Maria Cristina Anauate) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário