BANDAGEM TERAPÊUTICA – KINESIOTAPING


Imagine estimular uma região parcialmente paralisada sem medicamentos. Ou tratar uma lesão muscular sem uso de analgésico. Isso já é possível através da técnica de bandagem terapêutica, também conhecida como Kinesio Taping. Criado no Japão há 25 anos, o método possui a capacidade de reabilitar o sistema muscular, oferecendo suporte simultâneo às articulações e músculos, sem provocar contra-indicações ou reações adversas. Considerada um grande avanço na medicina esportiva, a técnica também está sendo utilizada para tratamentos neurológicos e estéticos.

O método funciona através de estímulos gerados pela força reativa da bandagem que provocam reações curativas na região lesionada.  A bandagem ativa as terminações nervosas de acordo com a forma de aplicação e faz com que o cérebro responda ao estímulo trazendo melhora à área lesionada e diminuindo a dor. Isso ocorre porque a pressão exercida nos receptores sensoriais e motores é aliviada através das ondulações que a bandagem promove na pele, melhorando a circulação sanguínea e permitindo que o sistema linfático flua mais livremente. A bandagem fica aplicada por um período de três a cinco dias, podendo ou não ser substituída por uma nova.  O número de trocas depende da gravidade da lesão e da reação de cada organismo. Sua principal vantagem é a significativa redução no tempo de recuperação.

A bandagem terapêutica tem como objetivos corrigir a função do músculo, melhorar a circulação linfática e sanguínea diminuindo edemas (inchaços), aliviar dores e repor subluxação das articulações. Bastante utilizada por atletas, a técnica auxilia em diversas patologias ortopédicas combatendo lesões musculares, entorses, estiramentos e estabilizando articulações. Estudos comprovaram que a técnica podia contribuir com outras especialidades da Medicina. Atualmente, vem sendo utilizada em casos neurológicos e estéticos. Em pacientes neurológicos, o método é muito utilizado em casos de espaticidade (aumento do tônus muscular), sialorréia (perda não intencional de saliva pela boca), e paralisias.

O produto é feito com tecido 100% algodão e micro fios de elastano, e utiliza cola adesiva de acrílico. Além de permitir que a pele respire sem obstrução, a bandagem permite amplitude de movimentos diferentemente das fitas atléticas convencionais. A única recomendação é que após a aplicação, a pessoa aguarde meia hora para fazer qualquer atividade que envolva água ou suor. Por ser hipoalergênica, pode ser utilizada em todas as faixas etárias.

A aplicação das bandagens deve ser feita por um profissional especializado. Caso contrário, pode não surtir o efeito desejado. E para um bom resultado, mudam a posição, direção, tensão e o corte da bandagem. Cada objetivo pede uma colocação diferenciada.

Comentários

  1. Oi Pry, achei interessantíssima essa matéria sobre bandagem terapêutica, eu não conhecia. Adorei! Muito legal seu blog, parabéns! Beijão, Tici.

    ResponderExcluir

Postar um comentário