Construção da Linguagem e Arteterapia
Autora e Professora: Sonia Branco
Inscrições Abertas – Início em 27 de Fevereiro
Descrição
O curso oferece conteúdos teóricos sobre os
pensamentos de Wallon, Rudolf Steiner e Piaget à respeito do desenvolvimento de
crianças de 0 à 6 anos de idade, em seu aspecto lingüístico e de apreensão do
conhecimento. Também permeia pela utilização das artes como mediador desta
aprendizagem, com técnicas de arteterapia e fornece informações sobre as
dificuldades e distúrbios de aprendiazado, como vencê-los e como
identificá-los.
Serão apresentadas as etapas do desenvolvimento da
linguagem em pessoas portadoras de
deficiência sensorial (visuais e auditivas) e os portadores de deficiência
mental para o aprendizado.
Objetivos
Oferecer aos participantes o conhecimento do
desenvolvimento da comunicação em crianças em idade de 0 à 6 anos, suas
dificuldades e como preveni-las através de intervenções de técnicas de
arteterapia.
Ao final do curso o aluno deverá ser capaz de
reconhecer as etapas do desenvolvimento da linguagem em crianças de 0 à 6 anos, bem como as
possibilidades de dificuldades de aprendizagem ou distúrbios de linguagem para
encaminhamento aos profissionais competentes e proporcionar o conhecimento de
técnicas de arteterapia educacional para prevenção dos distúrbios de linguagem
durante sua aquisição.
Público
Pedagogos, psicopedagogos, professores, educadores,
coordenadores pedagógicos,diretores de escolas, estudantes de pedagogia e
licenciaturas, estagiários na área de educação,
fonoaudiólogos, estudantes de fonoaudiologia, terapeutas ocupacionais,
arteterapeutas, arte-educadores, psicólogos, estudantes de psicologia e
demais profissionais interessados em aprimorar seus conhecimentos sobre
o assunto.
Conteúdo Programático – 80 horas
Módulo I
Teoria de Piaget
Relembra a Teoria de Piaget sobre o desenvolvimento
motor e cognitivo para que possamos traçar um paralelo e compreender de maneira
mais científica, as teorias dos pensadores Piaget e Steiner. Epistemologia de
Jean Piaget, considerações sobre o Período Pré-Operatório, características do
Pensamento Pré-Operacional, O Desenvolvimento na Teoria Piagetiana,
Equilibração das Estruturas Cognitivas,Teoria do desenvolvimento mental e
problemas da educação e O lúdico na
educação infantil.
Módulo II
Apresenta a teoria de Rudolf Steiner. A Pedagogia
Waldorf e a utilização do fazer artístico no ensino infantil, fundamental e
médio. Fontes epistemológicas, Fontes
sócio-antropológicas, Fontes históricas mundiais, Histórico da Pedagogia
Waldorf no Brasil e Introdução à Pedagogia Waldorf.
Módulo III
Apresenta a Teoria de Henri Wallon.
Módulo IV
Desenvolvimento da linguagem na humanidade e
desenvolvimento do processo comunicativo na criança.
Módulo V
Serão apresentadas as etapas do desenvolvimento da
linguagem em pessoas portadoras de
deficiência sensorial (visuais e auditivas) e os portadores de deficiência
mental para o aprendizado.
Módulo VI
Consciência fonológica e semântica, definições.
Exercícios para o estímulo das rotas semânticas - fonológicas. O aprendizado
através da consciência fonológica e
lexical , consciência de palavras, consciência da sílaba, consciência
fonêmica.
Módulo VII
O aprendizado da comunicação
através das consciências fonológicas e semânticas.
Módulo VIII
Introdução da Arteterapia
Intervenções de técnicas de arteterapia
Coordenação e Tutoria
Autora e Professora Sonia Branco – Possui
graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Estácio de Sá (1982),
pós-graduação em Arteterapia em Educação e Saúde pela Universidade Cândido
Mendes e formação em Arteterapia por Ms. Maria Cristina Urrutigaray . Tem experiência
na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Fonoaudiologia Escolar, atuando
principalmente nos seguintes temas: arteterapia, desenvolvimento pessoal,
fonoaudiologia, desenvolvimento da linguagem, educação especial, construção de
linguagem e contos de fada. É pesquisadora nas áreas de mitologia grega e
contos de fada. Eventualmente ministra aulas e palestras nas Universidades
Santa Úrsula e Instituto a Vez do Mestre à convite do professor titular. É
coordenadora do Projeto Roda do Conhecimento e Co-autora do livro CONTOS DE
FADA - vivências e técnicas em Arteterapia e autora do livro CONTOS DE FADA - A
INTERFERÊNCIA DO OLIMPO.
Carga Horária e Horário do curso
A carga horária estimada para esse curso é de 80 horas/aula, divididas
entre estudos e interação online e pesquisas offline. O horário de estudos é
estabelecido pelo próprio participante, de acordo com sua disponibilidade.
Valor
Este curso possui um
investimento total de R$ 74,00 (Setenta e quatro Reais).
Equipe GPEC
“ Pouco a pouco.....transformando a educação”
GPEC - GRUPO DE PRODUÇÃO EM EDUCAÇÃO & CULTURA LTDA
Tel 11 - 3782-0635
São Paulo - SP
www.gpeconline.com.br
Pryscilla, esse curso agora esta sendo oferecido diretamente em meu site http://soniabranco.no.comunidades.net
ResponderExcluir