O que são estes carocinhos (nozinhos) nos meus dedos?

 

Repost da Dra Daniela Polizelli reumatologista, @tudosobrereumatologia.
.
O que são esses "nozinhos" nos meus dedos?
No consultório de reumatologia é muito comum ouvir das pacientes: "Minha mão está feia!", "Meus dedos estão entortando!", "Meus anéis não servem mais!".
O que pode estar acontecendo? Esse quadro de aparecimento de nódulos nas articulações dos dedos é muito característico da osteoartrite de mãos também conhecida como artrose ou doença articular degenerativa.
A osteoartrite de mãos tem preferência pelas mulheres e raramente ocorrem antes dos 40 anos de idade. A participação da hereditariedade é importante, principalmente em apresentações clínicas em que ocorrem nódulos nos dedos das mãos, chamados de nódulos de Heberden (na junta da ponta dos dedos) ou Bouchard (na junta do meio dos dedos).
A doença, geralmente, progride lentamente, sendo que os principais sintomas são de dor durante os movimentos, rigidez articular e deformidades.

Em caso de dor nas mãos ou aparecimento de deformidades, procurar o medico reumatologista é fundamental para diagnostico e tratamento precoce.

Comentários