Rizartrose

 banner-rizartrose-jun19


DEFINIÇÃO:

Rizartrose é uma patologia que acomete a articulação da base do polegar, chamada Trapézio-primeiro metacarpiano, e acontece quando existe um desgaste da cartilagem provocado pela artrose que atinge o local, resultando num contato direto entre os ossos, causando dor e deformidade.



INTRODUÇÃO:
A diferenciação da espécie humana ocorreu principalmente com a possibilidade de realização do movimento de pinça e preensão com a mão, graças a grande mobilidade presente principalmente do polegar, que dispõem de estrutura muscular e articular adequada e posicionamento em plano diferente em relação aos demais dedos.

A articulação trapézio metacarpiana tem um papel muito importante, contribuindo com 53% da extensão, 23% da flexão e 17% da rotação global do polegar. Decorrente desta grande solicitação, existe um maior estresse, o que irá favorecer a instalação de processos artríticos locais, que com a progressão da patologia, em última instância, irão levar a limitação progressiva do arco de movimento, associado a dor.

A articulação trapézio metacarpiana é do tipo selar, o que torna possível movimentos amplos em todos os planos, inclusive o rotacional . Suas características anatômicas podem ser comparadas a uma sela, representada pelo trapézio e o cavaleiro pelo metacarpiano. Assim o metacarpo pode inclinar e deslizar de um lado ao outro em dois eixos, realizando o movimento de adução / abdução /flexão / extensão.

Um certo grau de incongruência e frouxidão ligamentar é que favorecem o movimento rotacional desta articulação.




CAUSA:
A frouxidão ligamentar parece ser o fator principal na gênese do processo artrítico. A partir da instabilidade observada na articulação temos o deslocamento do metacarpiano para o lado radial, acompanhado de incongruência articular progressiva e, portanto, piora do processo artrítico.

O movimento de maior stress articular é o de pinça lateral e preensão, quando temos acentuação das forças de stress lateral e rotacional. Com a evolução natural, o metacarpiano tende a assumir posição de adução, que compensado com a hiperextensão da articulação metacarpo-falangeana, irá caracterizar a deformidade em zig-zag do polegar.

Basicamente, 3 são as possíveis causas desta patologia: inflamatória, traumática e idiopática. Nesta última, temos uma maioria absoluta formada por mulheres no período pós-menopausa, que apresentam dor nesta articulação de forma insidiosa.


Acesse: www.cirurgiadamaoriopreto.com.br e saiba mais sobre esta doença.
.

Comentários